Governo Federal realiza manutenção em novo trecho da BR-393 no Rio de Janeiro
O Ministério dos Transportes e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) autorizaram, nesta sexta-feira (16), o início dos serviços de manutenção em um trecho de 103,3 quilômetros da BR-393/RJ. A intervenção alcança o segmento entre os quilômetros 185,3 e 288,6, passando pelos municípios de Paraíba do Sul, Barra do Piraí, Vassouras e Volta Redonda.
De acordo com o governo federal, o pacote de obras prevê melhorias no pavimento e na sinalização, com investimento estimado em cerca de R$ 17 milhões. A iniciativa tem como objetivo recuperar as condições de trafegabilidade e aumentar a segurança dos usuários da rodovia.
Outro trecho da BR-393, entre os quilômetros 105 e 185, que atravessa as cidades de Sapucaia, Três Rios e Paraíba do Sul, já está incluído em um contrato de manutenção firmado em outubro de 2025. Com a soma dos dois contratos, o DNIT busca reestabelecer a funcionalidade de toda a rodovia em um curto espaço de tempo.
Entre os serviços previstos ao longo da BR-393 estão recuperação do pavimento, revitalização do asfalto, operação tapa-buracos e limpeza dos sistemas de drenagem. As intervenções fazem parte do Plano Anual de Trabalho e Orçamento (PATO).
Histórico
A BR-393 passou recentemente a ser administrada de forma emergencial pelo DNIT, após a redução e posterior interrupção das atividades de manutenção pela concessionária responsável. O cenário resultou em prejuízos à segurança viária e às condições da pista. Com os novos contratos, toda a extensão sob responsabilidade do órgão passa a contar com ações regulares de conservação.
