Santos incorpora mais um ônibus elétrico à frota

Santos incorpora mais um ônibus elétrico à frota
foto: divulgação Prefeitura de Santos/SP
Compartilhe!

Começou a rodar na última quinta-feira (22), o mais novo ônibus elétrico da frota municipal de Santos, SP. O coletivo roda na linha 20, que liga o Centro (Praça Mauá) ao Gonzaga (Praça da Independência). Nos finais de semana, circulará nas linhas 25/52, entre José Menino/Ferry boat/Centro/Av. Pinheiro Machado.

O ônibus com capacidade de 28 passageiros sentados e até 62 passageiros em pé. O veículo conta com acessibilidade como piso baixo, rampa manual e o sistema ECAS (Sistema de ajoelhamento da suspensão).

Ônibus chinês

O ônibus 100% elétrico é de fabricação chinesa e é o segundo do tipo na frota da cidade. O veículo tem autonomia de 220 quilômetros com carga completa, que permite a operação diária sem precisar de cargas intermediárias.

100 toneladas de dióxido de carbono (CO₂) deixaram de ser emitidos, todos os anos, com a incorporação deste veículo. O primeiro modelo 100% elétrico de Santos roda desde 2017. Além deles, outros 30 ônibus da frota Santista têm tecnologia Euro 6, que reduz emissões em até 75%

O prefeito, Rogério Santos, enfatiza que além da sustentabilidade, outro critério levado em consideração é o conforto ao usuário e a acessibilidade. “Em termos de qualidade, não há dúvida de que se trata de um bom veículo”, destaca o prefeito.

Sem reajuste

Rogério Santos faz questão de ressaltar que a prefeitura mantém, desde 2023, a tarifa (R$5,25) congelada, através de subsídios do município. E seguirá até 2028, garante o prefeito. “Santos também prioriza a questão da tarifa, que está congelada na catraca há algum tempo. O que precisamos estudar é como compatibilizar a qualidade do sistema com o barateamento da tarifa”, analisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *